top of page

Como ter força para começar a estudar?

Atualizado: 11 de jan. de 2021

Bem, o primeiro de tudo é organizar um horário na sua semana para poder rever as matérias e fazer exercícios. Procure um calendário na sua casa e vá marcando quais são as suas atividades semanais (na quarta, eu faço natação e no sábado tenho aula no PP).


Seja realista. Se esse dia é um dia mais cheio, você vai estar cansado demais para estudar e não vai conseguir se manter concentrado na matéria. Então procure não colocar zilhões de atividades num mesmo dia.


Você também não precisa ficar hooooras estudando. Marque de ficar uma meia hora e, com o tempo, você vai aumentando. Juro, ter meia hora de estudo marcado na semana já faz muita diferença.


Sua mente não vai conseguir ficar mais de 40 minutos se concentrando em algo (palavras da minha terapeuta), então dê uma pausa, tome um lanche. Só falo isso para um possível dia que você tiver que estudar por mais tempo, pois não vai adiantar nada ficar uma hora inteira tentando enfiar conteúdo na cabeça sem dar uma relaxada.


Ok, agora que você sabe o dia em que vai estudar e que não dá para se cobrar demais, o que falta mesmo é se preparar para o momento do estudo. Vai parecer estranho, mas criar um ritual para o antes do estudo ajuda. Tipo, você senta lá numa cadeira, pega o material e, antes de abrir o caderno, escuta uma música. Qualquer coisa que te faça relaxar e se concentrar no momento presente, vai ser bom. Também porque aí seu cérebro vai entendendo conforme você vai repetindo isso que agora é hora de estudar.


Talvez a coisa mais importante que eu vou falar aqui é para você ser paciente consigo mesmo. Eu costumo ficar ansiosa quando não cumpro com o que tenho que fazer e vejo que tô lotada de lição. Às vezes, a gente não consegue fazer tudo e tá tudo bem. Tem dia que não dá para focar e aí você pode esquecer do estudo mesmo, não tem problema. Só vê se não vai esquecer todas as semanas haha. Respeite o seu ritmo e tente não ligar para o quanto os outros estão estudando.



103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page