top of page

Filmes TOPISSIMOS para aprender História e Geografia


"Vemos com frequência pessoas indicando filmes e dizendo que eles podem ajudar em determinada matéria, mas há pouco tempo eu ainda tinha dúvidas sobre como isso realmente funcionava "será que vou mesmo aprender?", era uma pergunta frequente na minha cabeça. Então, pesquisei mais sobre e agora vou te explicar isso" (Tracy, autora desse post aqui XD).



Filmes no âmbito de estudos são popularmente conhecidos por agregar repertório para uma redação, mas no vestibulinho não tem redação e as questões são de múltipla escolha, então, como um filme poderia ajudar?


Bom, os filmes são fontes de aprendizado audiovisuais, pois tem a capacidade de elucidar fatos que muitas vezes fogem da explicação do professor e, por esse motivo, são uma alternativa muito interessante de aprendizado. Como se não bastasse, como precisam filmes precisam traçar um enredo para que a trama faça sentido, eles não vão te passar fatos isolados e não vão te dar frases prontas como os livros didáticos, assim você não vai apenas decorar a matéria, e, dessa forma, fica muito mais fácil entender e fixar o conteúdo. 


Para exemplificar melhor vamos usar como exemplo a matéria História: se no vestibulinho você precisar responder uma questão sobre Roma e tiver visto um filme relacionado, você não vai apenas se prender às palavras que ouviu do seu professor ou que leu nos livros didáticos (memórias que, isoladas, são muito difíceis de acessar), irá conseguir também consultar a ideia, memória visual e auditiva que o filme passou para buscar a resposta, mesmo que ela não esteja descrita exatamente da forma que você aprendeu. Quanto mais conexões conseguimos traçar com um conteúdo, maiores as chances de lembrarmos dele para sempre.




Ainda assim, tome alguns cuidados quando for usar um filme para estudar: caso ele esteja classificado como "ficção/fantasia", por exemplo, algumas informações informações dele podem ser totalmente ficcionais e acabar te confundindo depois. Busque indicações de seus professores e sempre que uma informação parecer duvidosa, pesquise.


Aqui vão algumas dicas de filmes dos nossos professores de geografia e história.


GEOGRAFIA

• Entre rios;

• Carmen Sandiego (série);

• Falcão e Soldado Invernal;

• Ser tão velho cerrado.


HISTÓRIA

• A guerra do fogo;

• Guerras do Brasil.doc;

• O 12° homem.


Filmes são uma alternativa super divertida para aprender e fugir dos métodos mais "tradicionais" que podem ser entediantes as vezes.




42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page